Código de Ética e Conduta

A STALDEN nasceu em 2012 com a abertura da STALDEN Consultoria Empresarial pelo seu cofundador: Lucas Donizete Amstalden. Ao longo da sua trajetória, desenvolveu uma importante rede de relacionamento no segmento empresarial e se consolidou como Consultoria Empresarial, Serviços Contábeis e Financeiros. Em 2022, parcerias estratégicas são estabelecidas e novas áreas de serviços desenvolvidas. A STALDEN passa a ser chamada de STALDEN CORPORATE atuando também nas áreas de seguros, financeira e consultoria.

Para fins de denominação, a empresa passa a ser denominada, simplesmente, por STALDEN CORPORATE, neste documento.

A STALDEN é a marca sob a qual os profissionais dedicados do grupo e, inclusive, para todos os que colaboram para oferecer serviços de assessoria contábil, assessoria tributária, assessoria financeira, assessoria trabalhista, gestão societária, auditoria, consultoria empresarial e serviços, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

Pautada em sua missão, visão e valores e pelo profissionalismo de seus colaboradores e parceiros, a STALDEN CORPORATE cresceu e continuamente gera valor compartilhado a clientes e partes interessadas. Em 2021, ela adotou práticas da GOVERNANÇA CORPORATIVA e estabeleceu um conjunto de processos, políticas e regulamentos que passaram a regulamentar a maneira como a empresa é administrada, controlada e incentivada e, principalmente, reafirmando seu compromisso com a ética e legalidade em suas diversas relações comerciais e sociais.

O CEO, Lucas D. Amstalden, em conjunto com o Conselho Consultivo aprovaram o Código de Ética e Conduta e o disponibilizam para uso imediato de todos os seus membros: diretoria, colaboradores, parceiros profissionais e fornecedores. A STALDEN CORPORATE reserva-se o direito de modificar, revisar ou alterar o Código de Ética e Conduta a qualquer momento, sem aviso e nem consulta prévia.

STALDEN CORPORATE atenta às transformações num mundo globalizado.

Por que é necessário um Código de Ética e Conduta?

O mundo está em constante crise de confiança nas instituições, nos indivíduos e nas empresas. Os avanços tecnológicos, as novas formas de comunicação, a intensificação das interações e as mudanças frequentes de parâmetros em áreas que permaneciam inalteradas por décadas são alguns dos fatores que tornam o momento atual ainda mais complexo. Neste contexto, os valores pessoais e organizacionais ganham relevância a cada instante.

Todos temos uma responsabilidade importante do ponto de vista do exercício de valores na sociedade contemporânea. As empresas, além de suas obrigações legais, assumem um papel especial na sociedade para a promoção de um ambiente saudável e sustentável. Fundamentadas nos seus valores, elas possuem uma resposta assertiva para mitigar injustiças e não conformidades.

O nosso papel vai, certamente, muito além de proporcionar um atendimento eficaz aos clientes. Como uma organização estabelecida a partir de uma comunidade de profissionais que interagem com clientes, fornecedores, parceiros comerciais, aliados estratégicos, órgãos profissionais e reguladores, governos, organizações não governamentais e a sociedade em geral, nós buscamos estar presentes de forma estruturada e com princípios de conduta, não só no ambiente de negócios, mas também na sociedade como um todo.

Assim, além de exercer, responsavelmente, as nossas atribuições profissionais, é imperativo conhecer, praticar e renovar constantemente o nosso compromisso com os valores empresariais para a preservação de um relacionamento ético e sustentável.

“A existência da STALDEN está fundamentada nos seus valores como forma de relacionamento na prestação de serviços.”

Os nossos valores pressupõem um comportamento ético, transparente, sigiloso, pontual, criativo e inovador para com todos os públicos com os quais nos relacionamos.

Como profissional ligado à STALDEN CORPORATE, você é responsável por vivenciar os nossos valores em todas as rotinas profissionais e assim garantir a inquestionável reputação da nossa marca e dos nossos serviços.

O presente Código de Ética e de Conduta pretende servir como guia, referência informativa e fonte documental para direcionar a conduta adequada em todas as circunstâncias e atividades em nome das empresas da STALDEN CORPORATE.

Convidamos todos a lê-lo e cumpri-lo ativamente!

Indaiatuba 01 de março de 2022.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Lucas Amstalden

CEO

José Tabone Junior

Conselho Consultivo

Nosso código

O objetivo deste código é convocar os profissionais que representam ou atuam em conjunto com a STALDEN CORPORATE, a incorporarem e vivenciarem os fundamentos de um comportamento baseado nos valores da nossa empresa.

Todos os profissionais, independentemente da função ou atribuição que exercem, devem ter o conhecimento dos valores, responsabilidades individuais e coletivas, normas, procedimentos e respectivas implicações a que estão sujeitos por trabalhar na STALDEN CORPORATE, ou em parceria com ela. O não cumprimento tende a trazer implicações econômicas, legais, éticas e, às vezes, expor a reputação da organização.

Os profissionais da STALDEN CORPORATE, além de cumprir e respeitar o Código de Ética e Conduta interno, devem respeitar e cumprir os códigos de ética e conduta das suas respectivas profissões.

Esse Código de Ética e Conduta não contempla todas as possibilidades cotidianas e pode não fornecer uma resposta específica para uma determinada situação enfrentada pelos profissionais da STALDEN CORPORATE.

Sendo assim, em algumas situações será necessário consultar os responsáveis, os superiores, ou escalar o Comitê de Ética e Conduta, para se obter a conduta adequada para a situação em referência.

Nossos princípios de conduta corporativa têm como objetivo:

  Definir a base do comportamento espelhado nos valores; a essência da marca STALDEN;

  Oferecer referências específicas sobre a conduta profissional esperada nas atividades diárias, tomada de decisões e em torno de assuntos sensíveis, tais como: a confidencialidade, corresponsabilidade, e a prestação de contas;

Fomentar comportamentos que assegurem a integridade e a reputação da STALDEN perante o mercado e a sociedade.

Nossa missão: Nosso propósito de existir

É proporcionar ao nosso cliente uma experiência empresarial de excelência, prestando serviços com acurácia e qualidade e assim contribuir para o sucesso e longevidade das empresas que confiam na nossa competência e tradição. Propiciar aos nossos colaboradores um ambiente saudável incentivando o crescimento pessoal e profissional.

Nossa visão

Buscamos incessantemente por soluções tecnológicas, ágeis e seguras com foco nas melhores práticas do mercado para atender diferentes demandas e expectativas dos nossos clientes. A nossa vitória é o resultado do sucesso e satisfação de todos aqueles que confiam nos nossos serviços e recomendam para outros empreendedores.

Nossos valores

A STALDEN CORPORATE tem como valores intrínsecos, a ética, a transparência, a confidencialidade, a legalidade, a pontualidade, a criatividade e a inovação.

Aplicando-os para colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais e para a sociedade como um todo.

Nossos valores compartilhados:

Respeito à legislação vigente; Respeito aos órgãos reguladores;

Respeito aos códigos de ética e conduta da sua área profissional; Respeito à sociedade e à comunidade em que se relaciona; Respeito a todas as formas inclusivas, sem restrições;

Respeito aos clientes, colaboradores e parceiros comerciais.

Nossas obrigações

Participação e responsabilidade de todos

A conduta ética e o cumprimento dos preceitos do Código de Ética e Conduta no nosso dia a dia são deveres de todos os profissionais da STALDEN CORPORATE. O nosso comportamento ético, conduta íntegra e independente constituem, sem dúvida, o melhor caminho no cumprimento da nossa missão.

Todos os colaboradores da STALDEN CORPORATE têm como obrigação:

Conhecer, entender e incentivar o Código de Ética e Conduta. Todos os profissionais da empresa e parceiros comerciais devem conhecer, entender e cumprir o código na sua rotina profissional.

O não cumprimento do código poderá resultar em riscos para a empresa, para os seus colaboradores, com medidas disciplinares individuais ou coletivas.

Relatar, escalar e cumprir o código. Cada profissional deve relatar, ou discutir as situações que considerar irregulares, ilegais ou não éticas das quais venham a ter conhecimento.

Ao observar ou tomar conhecimento de uma situação potencialmente irregular, ilegal, não ética ou que represente alguma violação das políticas da empresa, cometida por outro colega, cliente, fornecedor ou uma parte que tenha relacionamento de negócios com a STALDEN CORPORATE, você deve relatar imediatamente as circunstâncias através dos nossos canais oficiais.

O seu comportamento

Independentemente do cargo ou da função que cada colaborador ocupe na STALDEN CORPORATE, é mandatório que todos os profissionais tenham um comportamento alinhado com os nossos valores. Para garantir que nossa equipe de profissionais e parceiros execute seu papel com proficiência, desenvolvemos recomendações básicas de comportamento e que estão divididas em três áreas de atuação:

Interna (com os sócios e profissionais da empresa); Externa (com os clientes);

Externa (com todos os públicos de relacionamento).

Recomendações de comportamento com o público interno 1- Colaboração, comprometimento e confiança.

Prestar toda a colaboração à empresa e aos colegas, cultivando o espírito de cooperação e mútua fidelidade na realização do serviço em prol dos objetivos da empresa;

Cumprir, rigorosamente, o horário de trabalho estabelecido. Em situações especiais, o horário pode ser alterado e será devidamente acordado com o colaborador;

Respeitar a honra e integridade física de todas as pessoas com quem mantiver contato por motivo profissional;

Fomentar uma cultura de confiança com os demais profissionais;

Assegurar a confidencialidade da informação e proteger a informação, cujos direitos pertencem à empresa ou ao cliente;

Não aceitar trabalhos que possam pressupor risco para a reputação da empresa, ou que impliquem em um comportamento contrário ao que está estabelecido neste código;

Questionar superiores que determinam atividades fora do seu limite de capacidade de execução e/ou responsabilidade.

Diversidade e igualdade de oportunidades

Desenvolver uma cultura de diversidade e inclusão;

Respeitar e valorizar a riqueza que proporciona a mescla de pontos de vista, talento e experiência de todos os profissionais;

Cumprir as leis e as políticas da STALDEN CORPORATE, quanto à igualdade de oportunidades, diversidade e equanimidade nos programas de seleção, contratação, promoção e formação independentemente da área funcional, raça, credo, cor, origem, idade, sexo, orientação sexual, estado civil ou limitação física.

Não tolerar discriminações, abusos psicológicos, verbais ou físicos, ou comportamentos ofensivos por parte dos profissionais, clientes ou qualquer outro agente relacionado à empresa. Usar os canais apropriados para relatar situações de discriminação.

Saúde, segurança e ambiente de trabalho

Buscar por um ambiente saudável, agradável, profissional e respeitável, seja qual for o local onde se desenvolva o trabalho, evitando comportamentos nocivos, agressivos ou abusivos;

É expressamente proibido trabalhar sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas, ou qualquer outra substância que possa pôr em dúvida e risco o comportamento, a qualidade e o julgamento profissional;

É terminantemente proibida a posse, venda, distribuição ou elaboração de quaisquer produtos e substâncias, inclusive qualquer produto ou

substância ilegal e/ou drogas, em quaisquer locais dos ambientes de trabalho ou das instalações da empresa;

É proibida a entrada nas instalações da empresa de pessoas cuja visita tenha por objetivo a negociação de mercadorias ou venda de serviços pessoais e/ou não diretamente ligados às demandas da empresa.

Relações pessoais

Favorecer ou beneficiar profissionais, que estejam relacionados entre si por vínculos familiares ou afetivos, é expressamente proibido;

Assegurar que nenhuma pessoa supervisione ou revise, direta ou indiretamente, o trabalho da outra com a qual tenha vínculo familiar ou afetivo;

Garantir que a competência seja o fator decisivo no tratamento e condução de temas que levam em consideração pessoas, em detrimento a qualquer vínculo familiar, ou afetivo, estabelecido com o profissional.

Uso dos recursos da STALDEN CORPORATE

Utilizar os recursos e as instalações da empresa com propósitos legais e éticos, sob supervisão em caso necessário, e apenas se houver permissão para tal;

Utilizar informações, estrutura tecnológica, instalações, propriedade intelectual (patentes, marcas registradas, direitos reservados etc.), softwares, ferramentas, metodologias, know-how, equipamentos e dinheiro em espécie da empresa apenas para propósitos profissionais e de uma forma responsável, com precisão e exatidão na hora de solicitar o reembolso dos gastos;

Utilizar com cuidado e proteger as instalações e os equipamentos tecnológicos da empresa, inclusive os dados, ferramentas e metodologias, que neles estejam contidos e os softwares com os quais operam, para evitar sua destruição, roubo ou utilização inadequada, mantendo as medidas de segurança necessárias adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados Individuais (LGPD);

Não empregar senhas alheias para acessar os sistemas. Não emprestar as senhas de seu uso para outras pessoas, sejam ou não profissionais da empresa (LGPD);

Usar, unicamente, os sistemas informatizados que contenham a correspondente licença, e restringir seu uso aos termos segundo os quais foram adquiridos (LGPD);

Não reproduzir, distribuir ou modificar os materiais sob proteção de direitos autorais.

Uso do telefone e da internet

Manter e fomentar a imagem adequada da STALDEN, utilizando os sistemas de comunicação de forma responsável, cortês e educada;

Fazer uso responsável dos sistemas de comunicação de propriedade da empresa, como o correio eletrônico, o telefone e o acesso à internet. É especificamente proibido acessar materiais pornográficos ou ilegais;

De acordo com as políticas da empresa, os profissionais não possuem privacidade no uso dos sistemas de comunicação, ou quaisquer outros sistemas eletrônicos da empresa, portanto, poderão ser monitorados a qualquer tempo.

Mídias sociais

Cadastrar-se nas mídias sociais somente com seu e-mail pessoal. Lembre-se de que o seu e-mail corporativo deve ser utilizado, exclusivamente, para fins profissionais;

Ao afirmar em seu perfil que você é um colaborador de uma das empresas da STALDEN CORPORATE, deve-se atentar se o que você publica vai contra as diretrizes da marca, pois zelamos pelo cuidado ao próximo e pelo cooperativismo.

Portanto, os valores da nossa marca devem ser observados em cada publicação particular;

Não é permitido divulgar informações de uso interno ou confidencial, bem como as rotinas de trabalho;

Não compartilhar imagens (fotos ou vídeos) da instituição, dos colaboradores ou dos clientes nas redes sociais públicas, ou qualquer outra forma de comunicação, sem a autorização formal da Diretoria da STALDEN CORPORATE;

Não compartilhar imagens e informações dos clientes, fornecedores e parceiros estratégicos conforme instrumentos normativos e legislação sobre proteção de dados e segurança da informação;

Não disseminar, por qualquer meio, incluindo correio eletrônico e internet eventuais mensagens com assuntos ilegais, pornográficos, discriminatórios de qualquer origem, de cunho religioso ou político-partidário, ou em desacordo com os princípios éticos da STALDEN CORPORATE.

Conflitos de interesse

Tomar decisões sem se influenciar por fatores alheios à opinião profissional, assegurando sempre a imparcialidade, a isenção, profissionalismo e amparo técnico;

Atuar de forma legal e ética perante o surgimento de conflitos de interesse; Evitar que os interesses pessoais prevaleçam ante os da empresa.

Resolver as situações de discordância através dos canais de consulta estabelecidos que outorgam aos profissionais o direito de expressar a sua opinião;

Exercer, não apenas o direito, mas também a obrigação, de expressar seus próprios pontos de vista e de resolver as divergências de forma profissional.

Propriedade intelectual

A propriedade intelectual dos trabalhos desenvolvidos, enquanto profissional da STALDEN CORPORATE, pertence à empresa, não podendo ser repassada para terceiros ou utilizada em benefício próprio, sem consentimento formal. A propriedade intelectual refere-se, mas não está limitada, a metodologias, serviços, resultados e sistemas. Portanto, todo método e informação que possam ser utilizados em detrimento aos melhores interesses da empresa, seus clientes, parceiros e a sociedade como um todo.

Recomendações de comportamento com o público externo — CLIENTES E FORNECEDORES

Escopo dos serviços

Atender, com cortesia, agilidade e profissionalismo, ao público externo; Pautar o relacionamento com os clientes no compromisso de satisfação em convergência as diretrizes, normas e legislações vigentes;

Buscar, permanente e continuamente, a excelência e o aperfeiçoamento dos processos internos, visando acurácia nos serviços e informações prestadas;

Primar pela entrega dos serviços aos clientes com elevado padrão de qualidade e respeito aos prazos acordados, principalmente aqueles estabelecidos em legislações municipais, estaduais e federais;

Informação confidencial

Preservar a confidencialidade da informação obtida durante os serviços prestados aos clientes, tratando-a com especial responsabilidade, controle e proteção;

É terminantemente proibido compartilhar informações confidenciais ou restritas de um cliente com qualquer pessoa alheia, inclusive com os profissionais do cliente ou da STALDEN CORPORATE que não tenham acesso a ele, salvo por motivos legais ou profissionais ou que se obtenha consentimento por escrito para isso;

Em qualquer circunstância, a informação proprietária de um cliente ou da empresa, confidencial ou não, obtida mediante o trabalho na STALDEN CORPORATE, não pode ser usada para benefício pessoal ou de terceiros.

Recebimento e entrega de brindes, presentes e convites

Como regra geral, não se deve dar, solicitar e nem receber brindes, presentes, vantagens e cortesias em relações profissionais e comerciais enquanto empregados ou representantes das empresas da STALDEN CORPORATE, tendo em vista a necessidade de evitar conflitos de interesse, real ou percebidos, e situações que possam caracterizar suborno ou corrupção pública ou privada;

A STALDEN CORPORATE não permite oferecer nem receber presentes para os membros da empresa ou por parte deles que:

Influenciam de forma inadequada nas relações comerciais da empresa, ou que criem obrigações com clientes, fornecedores ou parceiros;

Estejam contrários às leis, regulamentações ou normas profissionais; e possam supor uma perda na capacidade de atuar com objetividade e independência de critério.

O profissional deve evitar receber qualquer brinde, presente ou cortesia, ainda que dentro dos limites e princípios estabelecidos no Código de Ética, quando já tenha recebido do mesmo fornecedor ou pessoa a ele ligada, um brinde, presente ou cortesia nos últimos 12 meses;

A STALDEN CORPORATE aceita a possibilidade de obsequiar ou receber presentes sempre e quando estes estiverem dentro do razoável e seu valor simbólico. Entre os presentes aceitáveis encontram-se os seguintes:

Pequenos obséquios habituais entre profissionais de valor simbólico e caráter promocional (canetas, agendas, camisetas, bonés e similares);

Convites para reuniões profissionais, congressos ou conferências, os quais estejam alinhados com os negócios e princípios éticos do STALDEN CORPORATE e não representem riscos à reputação do profissional nem da empresa cujo custo seja moderado (inclusive cursos e refeições) mediante a prévia aprovação da Diretoria;

Nenhum profissional e nenhum familiar ou amigo dele, poderá utilizar o seu trabalho nas empresas da STALDEN CORPORATE para solicitar dinheiro, presentes ou serviços gratuitos aos clientes, fornecedores ou parceiros da empresa, nem de nenhuma outra pessoa ou empresa, para benefício pessoal ou de terceiros;

Eventuais oferecimentos, pelas empresas da STALDEN CORPORATE, de presente, brinde, cortesia ou contrapartida de patrocínio, com caráter institucional ou comercial, deverão ser deliberadas pela Diretoria.

Fornecedores e parceiros

Basear as relações com fornecedores, contratados e parceiros estratégicos na integridade, no comportamento ético e na confiança mútua;

Almoços com fornecedores, durante a fase de negociação e/ou contratação, devem ser evitados e, caso aconteçam, cada parte deve arcar com suas despesas;

Selecionar os fornecedores, contratados e parceiros estratégicos, independentemente de serem ou virem a ser clientes, com base em qualidade, preço, variedade e distribuição de seus produtos e serviços, e dentro dos limites impostos pelas normas de independência;

Tomar as decisões de compra com base nos objetivos comerciais da empresa e não em prejuízo ou em benefício pessoal e/ou de terceiros.

Recomendações de comportamento com os demais públicos externos Relação com administrações públicas e reguladoras

Cumprir, estritamente, todas as leis, regulamentações e normas aplicáveis à prestação de serviços nas áreas de atuação da STALDEN CORPORATE;

Caso haja solicitação externa de informações por agentes reguladores, a solicitação deve ser endereçada para a área competente da empresa como o Departamento Jurídico, Contábil, Fiscal ou Regulatório. Os profissionais não podem responder sem o prévio consentimento da área competente e o cliente deve ser imediatamente informado;

Todos os contatos com administrações públicas e agentes reguladores devem ser feitos por meio de canais apropriados;

A STALDEN CORPORATE é uma empresa sem filiação política;

Qualquer profissional pode participar de quantas atividades políticas desejar, seja como afiliado ou simpatizante, sempre e quando não se utilizar para isso do nome, dos recursos, dos ativos ou das instalações da empresa.

Anticorrupção

Trabalhar contra todo tipo de corrupção, inclusive extorsão e suborno; Não obter vantagem mediante ao uso de método indevido;

Nossa atitude será sempre de não aceitar práticas ilícitas e/ou imorais.

Veracidade nas comunicações

Qualquer comunicação pública em nome das empresas da STALDEN CORPORATE somente poderá ser realizada por profissionais indicados pela diretoria;

Profissionais da STALDEN CORPORATE não estão autorizados a se pronunciar publicamente e/ou fazer comentários sobre aspectos profissionais ou setoriais em nome da empresa;

A STALDEN CORPORATE tem como política atender a todas as solicitações externas de informações de forma transparente, veraz e respeitando a confidencialidade.

Respeito aos concorrentes

Prescindir, a todo custo, de qualquer tática competitiva que possa prejudicar a reputação da STALDEN CORPORATE e, por extensão da profissão;

Competir de forma honesta e leal, segundo as regras que determinam o mercado e a livre concorrência;

Considerar que a reputação da STALDEN CORPORATE está, inerentemente, ligada às profissões de auditor, consultor, profissional de serviços contábeis e financeiros como um todo, de modo que qualquer prejuízo à imagem dos concorrentes tende a se refletir também no nosso próprio prestígio.

Responsabilidade social

Ser socialmente responsável com as comunidades e os ambientes nos quais as empresas da STALDEN CORPORATE participam;

Colaborar em atividades de ação social, as quais estejam alinhadas ao propósito e visão da STALDEN CORPORATE e previamente aprovadas pela Diretoria.

Situações não contempladas neste Código de Ética e Conduta

Caso ocorram situações não contempladas neste Código de Ética e Conduta, o profissional deverá recorrer à sua supervisão direta ou aos canais oficiais da STALDEN CORPORATE, para juntos identificarem a melhor conduta para solucionar a referida situação.

Incerteza sobre classificar uma situação que ocasione em infração do Código de Ética e Conduta

Em caso de incerteza ou compreensão se uma determinada circunstância pode ocasionar um potencial conflito, infração do código ou ainda a exposição da marca da STALDEN CORPORATE, disponibilizamos a seguir reflexões que permitirão avaliar de forma estruturada e organizada a situação:

Por que estou incomodado(a) com essa situação?

Que comportamento eu devo ter, neste caso, para cumprir o Código de Ética e Conduta?

Estou considerando os fatores importantes, os de risco, agindo de forma profissional e justa na resolução dessa situação?

A reputação ou os interesses da STALDEN CORPORATE podem ser afetados se o fato fosse divulgado?

Quais consequências, as minhas ações e o meu comportamento teriam para mim mesmo(a), para a empresa, ou para qualquer outra pessoa envolvida?

Há algo a ser feito para minimizar os riscos dessa situação?

Outra ferramenta para uma análise e avaliação estruturada da situação é a matriz de decisão:

Matriz de decisão

Identifique o problema e avalie o potencial risco para a organização, para os outros e para você mesmo(a).

Qual é o problema e qual é o princípio ético que vem à minha mente?

Qual é o potencial risco para a empresa da STALDEN CORPORATE, ou seja, o risco financeiro, legal ou reputação?

Qual é o potencial risco para os envolvidos nessa situação (clientes, colaboradores, fornecedores e órgãos reguladores)?

Qual é o potencial risco para mim?

Considere algumas ações alternativas, os potenciais resultados e as consequências de cada uma delas.

Quais dados ou informações adicionais seriam úteis?

Quais seções do Código de Ética e Conduta podem ser aplicáveis nessa situação?

Quais são as políticas ou leis aplicáveis nesse caso?

Relacione os potenciais resultados, consequências e ações alternativas.

Avalie os resultados das suas ações (SIM ou NÃO)

Você se sentiria confortável em contar para sua família e amigos sobre a decisão que pretende tomar, e o curso da ação que pretende seguir?

Você seguiu o que foi acordado no Código de Ética, ou o que é definido pela lei?

Se suas decisões e ações fossem divulgadas pela imprensa, sua reputação ou a da empresa seriam afetadas?

Decida sobre o melhor curso da ação a tomar.

Há uma orientação clara sobre o tema com base em políticas da empresa, leis ou regulamentações que possam ajudá-lo nesta decisão?

Ao analisar o problema, com isenção e objetividade, é possível definir se o fato representa um problema de natureza ética ou de conduta e, assim, tomar a decisão mais apropriada na referida situação.

Se ao final da análise você identificar riscos, penalidades ou comportamentos contraditórios ao Código de Ética e Conduta da STALDEN CORPORATE, ou ainda, permanecer com dúvidas a respeito da situação, você deverá proceder imediatamente a um dos canais oficiais e relatar a circunstância.

Canais para relatar, denunciar ou escalar situações atípicas

A STALDEN CORPORATE disponibiliza dois canais oficiais para que os profissionais da empresa, parceiros de negócios ou partes interessadas os utilizem para relatar casos potenciais de desvio de conduta:

E-mail

O relato por meio eletrônico deve ser feito por e-mail para o seguinte endereço: [email protected]. O relator, o endereço de e-mail e o respectivo conteúdo serão mantidos em sigilo absoluto e serão tratados somente pelo Comitê de Ética e Conduta;

Pessoalmente

O relato pode ser feito pessoalmente para um dos integrantes do Comitê de Ética e Conduta através do agendamento de entrevista pelo telefone

(19) 3885-1777. O relator e respectivo relato serão mantidos em sigilo absoluto.

A STALDEN CORPORATE assegura que todo o processo será confidencial e a identidade do relator preservada, seja por meio eletrônico ou presencial, e o processo de investigação dos fatos ocorrerá em sigilo absoluto. Após o término da averiguação, o processo será encaminhado para tomada de decisão e para o cumprimento das medidas disciplinares, se for necessário.

Medidas disciplinares

Discordar do Código de Ética e Conduta é, em tese, um direito de todo profissional, entretanto, ao fazer parte do quadro de profissionais ou parceiros das empresas da STALDEN CORPORATE, todos têm a obrigação de cumpri-lo e respeitá-lo.

Os atos individuais não podem comprometer a empresa, nem os seus profissionais. As violações dos princípios de conduta corporativa ou o não cumprimento do Código de Ética e Conduta são passíveis de medidas disciplinares.

Todos os relatos, denúncias e consequentes investigações serão gerenciados e monitorados pelo Comitê de Ética e Conduta, responsável por assegurar a conformidade com os princípios de conduta corporativa da STALDEN CORPORATE.

Durante o processo de investigação, o Comitê de Ética e Conduta manterá o anonimato de todos os envolvidos para que as investigações sejam efetuadas de maneira justa e isenta, baseando-se sempre em fatos comprobatórios.

Caso a denúncia seja comprovada, o Comitê de Ética e Conduta recomendará as sanções aos órgãos administrativos da empresa e fornecerá um relatório oficial.

Comitê de Ética e Conduta

O Comitê de Ética e Conduta será responsável por zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Conduta da STALDEN CORPORATE e tem a obrigação de divulgar, amplamente e periodicamente, o seu conteúdo para todos os profissionais e parceiros comerciais.

O Comitê tem plena autonomia para receber relatos e/ou denúncias, realizar investigações independentes e necessárias para o devido esclarecimento do fato e recomendar soluções ou penalidades para conflitos, incidentes, situações duvidosas que surjam na empresa relacionados com a ética e com a conduta.

Considerações finais

Este documento é um esforço de todos os profissionais que compartilham das visões da STALDEN CORPORATE, quer seja quando o elaboramos ou quando o cumprimos e respeitamos. Estamos praticando um trabalho de equipe em prol da STALDEN CORPORATE, de seus parceiros comerciais e da sociedade como um todo.